Porto de Galinhas

Apresentando Porto de Galinhas

     A praia de Porto de Galinhas foi selecionada, nos últimos 7 anos consecutivos, como a melhor praia do Brasil pela enquête da Revista Viagem e Turismo (Ed. Novembro/2007). Não é a toa que Porto de Galinhas foi escolhida a melhor praia do Brasil. Dona de praias belíssimas, cercada de coqueiros e protegida por arrecifes e piscinas naturais maravilhosas, a cidade ainda traz a alegria, a cultura e o charme que só a miscigenaçao do povo brasileiro consegue agrupar tao bem.

     Localizado a 60km de Recife, no município de Ipojuca, o distrito de Porto de Galinhas tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. As paisagens paradisíacas de suas dez praias e o sol presente o ano inteiro fazem desse lugar o destino ideal para quem quer relaxar ou praticar esportes como o mergulho e o surfe.

     As praias de Porto de Galinhas geralmente têm águas transparentes e calmas, coqueirais e areias finas e claras. A formação de piscinas naturais nas praias é a melhor opção para um banho de mar tranqüilo, principalmente para as crianças, que encontram nas águas diversas espécies de peixinhos coloridos.

     Os amantes de esportes como surfe, windsurfe e mergulho também encontram lugares perfeitos por lá. Outra atração em Porto de Galinhas são os manguezais, que compõem quase 60km de vegetação nas praias do Pontal de Maracaípe e de Camboa. Os passeios pelo mangue podem ser feitos a pé ou em caiaques e jangadas dos guias locais. Ali podem ser vistas espécies como siris, ostras, caranguejos, aratus e guaiamus. Quem chega à região logo ouve falar também do baobá gigante. Trata-se de uma árvore com mais de 400 anos, localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó. O baobá foi plantado por escravos e seu tronco é tão grosso que são necessárias 20 pessoas para conseguir abraçá-lo. De setembro a março as estrelas de Porto de Galinhas são as tartarugas-marinhas. As espécies chegam à região para desova e os ninhos ficam localizados entre a região do Pontal de Maracaípe e a praia de Muro Alto. Em cada ninho são depositados aproximadamente 120 ovos e o nascimento dos filhotes acontece à noite.

     Além das atrações do dia, Porto de Galinhas é puro charme também à noite. Um dos lugares mais visitados é a Vila de Todos os Santos, importante pólo gastronômico localizado na praia de Maracaípe. Lá estão as melhores opções para quem não dispensa a boa culinária. Para dançar, a dica são as boates e os bares de Porto de Galinhas, que geralmente têm bandas tocando ao vivo.

Clima

     O clima em Porto de Galinhas é quente quase o ano inteiro, com temperaturas que variam entre 24°C e 32°C.

     Além das belezas naturais, Porto de Galinhas conta com um grande aliado: o clima. Durante boa parte do ano, o sol forte está sempre presente. Ao contrário de outras regiões do país, onde é preciso muita coragem para tomar um simples banho de mar e enfrentar baixas temperaturas, aqui o turista conta com piscinas naturais que oferecem águas mornas e tranqüilas. Quando o verão cede espaço para as outras estações do ano, não há problema. Mesmo com uma intensidade menor, o sol continua presente, garantindo uma ótima e divertida estada para o visitante.

Clima

Dados da cidade Porto de Galinhas (distrito de Ipojuca)

Estado: Pernambuco
Região: Nordeste
População (Ipojuca): 59.281 habitantes
DDD: (81)

Distâncias
Recife: 70km
Ipojuca: 19km
Cabo de Santo Agostinho: 38km
Caruaru: 173km

Hospedagem / Restaurantes

     Quem chega a Porto de Galinhas pode escolher entre uma simples pousada ou um luxuoso resort. As opções são muito variadas – algumas à beira-mar, outras mais afastadas. Chalés rústicos, bangalôs exóticos, sauna, grandes piscinas, bares e marina fazem parte das atrações dos estabelecimentos. Em qualquer um deles, porém, é possível desfrutar as belezas naturais, a simpatia do povo pernambucano e o saboroso menu da gastronomia local. Os restaurantes e bares de Porto de Galinhas também estão preparados para oferecer os mais saborosos pratos feitos com frutos do mar, desde o tradicional peixe frito às misturas de lagostas e camarões com frutas tropicais. Experimente!

História

     No século XVI, após o descobrimento e início da colonização do Brasil pelos portugueses, a região hoje denominada Porto de Galinhas foi muito utilizada para extração e embarque de Pau-brasil para Portugal por suas características físicas de um porto natural. No século XVIII foi responsável pela produção e exportação de açúcar para a Europa. Era conhecida com Porto Rico.

     Durante o período do tráfico de escravos, especialmente a partir de 1850, quando esta atividade foi proibida, Porto Rico passou também a ser utilizada para desembarcar escravos contrabandeados da África escondidos embaixo de engradados de galinhas d’Angola. A chegada deles era anunciada pela senha “Tem galinha nova no Porto”. Aos poucos a região passou a ser chamada de “Porto das galinhas”. Hoje a denominação de Porto de Galinhas está consolidada e conhecida internacionalmente.


Voltar à Localização | Ver todas as páginas