Sessões Científicas

Quiminformática

Sobre o uso de computadores e técnicas de informação na solução de problemas em química. Técnicas in silico usadas no processo de descoberta de fármacos.

Coleções de substâncias para ensaios farmacológicos

Grandes coleções de substâncias químicas que são ensaiadas para a identificação de novos fármacos potenciais.


Estrutura e energética da interação fármaco-receptor

Cristalografia de raios-X, modelagem molecular, simulação computacional e propriedades termodinâmicas da interação fármaco-receptor.


Estratégias em planejamento de fármacos

Propriedades farmacodinâmicas, farmacocinéticas e metabolismo como guias de orientações no processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos.


Parceria e descoberta de fármacos: união sinérgica entre universidade e indústria

Rota eficiente de descoberta de novos fármacos estabelecida por inovação sinérgica na colaboração indústria-academia. Descrição e discussão científica de ações efetivas e não de aspectos políticos da colaboração.


Síntese, planejamento e otimização da estrutura molecular

Uma das forças motrizes do planejamento de fármacos está na otimização da estrutura molecular. Nesse contexto, o planejamento baseado na estrutura do ligante e do alvo é fundamental para a proposição de modificação molecular.


Descoberta e desenvolvimento de fármacos baseados em produtos naturais

Produtos naturais bioativos como substâncias matrizes na descoberta de fármacos. Fonte de substâncias bioativas e sua aplicação em química medicinal


Ensaios baseados em células

Ensaios essenciais para o entendimento dos mecanismos das doenças. Na descoberta de fármacos tem papel fundamental em ensaios secundários de substâncias com potencial farmacológico.


Clique aqui para o glossário IUPAC em química medicinal


Voltar à Programação | Ver todas as páginas